Quase a fechar o ano de 2014, e como se aproximam as épocas festivas nas quais passamos muito tempo no sofá a ver filmes e a comer doces, decidi juntar o meu top 20 de filmes de 2013.
1. Her
Este filme é delicioso. A história de um homem que se apaixona pela sua assistente pessoal... que é apenas uma voz. Guarda roupa, fotografia... tudo neste filme é feito com bom gosto. Sem dúvidas o melhor de 2013.
É comum ouvir as perguntas "como é que é lá na Alemanha?", "gostas de lá/aqui estar?" quando estou em Lisboa ou mesmo quando conheço alguém aqui em Hamburgo com curiosidade sobre o assunto "expatriação" (uma versão mais moderna da palavra "emigração"). E eu sempre respondo com os meus "Sim, gosto muito de aqui estar...", "é claro que...", "mas também me faz falta..." para no final demonstrar que, tirando os amigos e família de quem tenho saudades, estou bem e sou feliz aqui.
Pois bem, há uma outra coisa que me faz falta. Viver num país onde se fala Inglês já é complicado por não ser a nossa língua materna, agora imaginem viver num país em que o idioma é o Alemão! Muito complicado! Aprender a falar alemão dura uma vida inteira (há até quem diga que uma vida não é suficiente para se aprender alemão) mas o desafio maior não é aprender o idioma, mas sim criar uma nova personalidade num outro idioma, uma nova forma de comunicar e interagir, uma nova cultura:
Viver num outro país e em outro idioma é como assistir a um filme dobrado: perdem-se as particularidades da língua, as piadas deixam de fazer sentido ou ganham um novo sentido, a voz soa diferente e as personagens acabam por ganhar um outro carácter e personalidade. É isto que acontece com alguém que está fora: transforma-se na sua versão dobrada.
Há dias que eu só queria "viver em Português". Apenas isto: poder sair, falar, trabalhar e conviver em Português. E nestes dias penso que nenhum dos meus amigos ou colegas, ou mesmo o meu namorado me conhece na minha versão original. Nestes dias, EU sou aquilo que mais me faço falta, e penso cá para mim, que saudades tenho eu de mim, sem erros de tradução e falhas no casting, apenas na minha versão original.
Ando à imenso tempo em busca de uma nova mochila. A minha Herschel já tem mais de 2 anos e está a cair aos pedaços pois a sua qualidade deixa um pouco a desejar.
Obviamente que tenho sido influenciada para comprar a mochila da Heimplanet, mas continuo a achar que preciso de algo um pouco mais feminino que possa usar todos os dias com todos os estilos, mais desportivo mas também mais chique.
Ao mesmo tempo, tenho algumas condições: tem que ser funcional, boa qualidade para durar uns anos, prática para andar de bicicleta, ter espaço para pôr o portátil em segurança e que seja à prova de chuva (e de neve). Ando em busca extensiva no Pinterest e em todos os sites da moda mas nada ainda!
Algumas sugestões?
People! Ultimamente tenho uma obsessão qualquer com saias midi (=tamanho médio ou abaixo do joelho). São super confortáveis e versáteis: com ténis, sapatos ou com botas e combinadas com uma t-shirt mais radical ou com uma camisola de lã quentinha, as possibilidades são infinitas.
Partilhem as vossas favoritas!
Finding an hairdresser you like is not an easy task. I live now for 3 years in Hamburg and was not yet successful in that quest: the point is, your hair is very precious just to go around making trials, plus, that costs a lot of money. To find "the one" is hard because that means you have to go there at least 3 times and be happy about all of them. How many of you had a first great experience and then a second big disappointment?
I was for the last 2 weeks in my lovely home country: Portugal. And as usual, I visited Joel, my hairdresser now for a couple of years, to cut some bits and pieces of my hair. I have managed to
be faithful to him, and also to drag some friends in this long relationship. He won't cut too much, nor too less, he won't mess your color, and still you feel super fresh and as you had gone
through a total hair makeover. Somehow he manages that you also receive compliments a couple of months after the job, so you get not just an hair cut, but also a long term ego
booster!
Fall is coming! That might be bad, if you think that this amazing weather will be gone, and the Winter snow is getting closer and closer. But, good news, it is this time to get excited
to see all the new collections and what is up in the style topic. Here are my choices.