A minha lista dos melhores filmes em 2013

Quase a fechar o ano de 2014, e como se aproximam as épocas festivas nas quais passamos muito tempo no sofá a ver filmes e a comer doces, decidi juntar o meu top 20 de filmes de 2013.


1. Her


Este filme é delicioso. A história de um homem que se apaixona pela sua assistente pessoal... que é apenas uma voz. Guarda roupa, fotografia... tudo neste filme é feito com bom gosto. Sem dúvidas o melhor de 2013.

2. Dallas Buyers Club

 

McConaughey a surpreender. Deixou de ser o menino bonito das comédias românticas e neste filme faz um papelão.

Read More 3 Comments

Em Versão Original


É comum ouvir as perguntas "como é que é lá na Alemanha?", "gostas de lá/aqui estar?" quando estou em Lisboa ou mesmo quando conheço alguém aqui em Hamburgo com curiosidade sobre o assunto "expatriação" (uma versão mais moderna da palavra "emigração"). E eu sempre respondo com os meus "Sim, gosto muito de aqui estar...", "é claro que...", "mas também me faz falta..." para no final demonstrar que, tirando os amigos e família de quem tenho saudades, estou bem e sou feliz aqui. 

 

Pois bem, há uma outra coisa que me faz falta. Viver num país onde se fala Inglês já é complicado por não ser a nossa língua materna, agora imaginem viver num país em que o idioma é o Alemão! Muito complicado! Aprender a falar alemão dura uma vida inteira (há até quem diga que uma vida não é suficiente para se aprender alemão) mas o desafio maior não é aprender o idioma, mas sim criar uma nova personalidade num outro idioma, uma nova forma de comunicar e interagir, uma nova cultura:

 

Viver num outro país e em outro idioma é como assistir a um filme dobrado: perdem-se as particularidades da língua, as piadas deixam de fazer sentido ou ganham um novo sentido, a voz soa diferente e as personagens acabam por ganhar um outro carácter e personalidade. É isto que acontece com alguém que está fora: transforma-se na sua versão dobrada.


Há dias que eu só queria "viver em Português". Apenas isto: poder sair, falar, trabalhar e conviver em Português. E nestes dias penso que nenhum dos meus amigos ou colegas, ou mesmo o meu namorado me conhece na minha versão original. Nestes dias, EU sou aquilo que mais me faço falta, e penso cá para mim, que saudades tenho eu de mim, sem erros de tradução e falhas no casting, apenas na minha versão original.

 

0 Comments

Ajuda! Preciso de uma nova mochila!

Ando à imenso tempo em busca de uma nova mochila. A minha Herschel já tem mais de 2 anos e está a cair aos pedaços pois a sua qualidade deixa um pouco a desejar.

Obviamente que tenho sido influenciada para comprar a mochila da Heimplanet, mas continuo a achar que preciso de algo um pouco mais feminino que possa usar todos os dias com todos os estilos, mais desportivo mas também mais chique.


Ao mesmo tempo, tenho algumas condições: tem que ser funcional, boa qualidade para durar uns anos, prática para andar de bicicleta, ter espaço para pôr o portátil em segurança e que seja à prova de chuva (e de neve). Ando em busca extensiva no Pinterest e em todos os sites da moda mas nada ainda! 


Algumas sugestões?


2 Comments

My crush on midi

People! Ultimamente tenho uma obsessão qualquer com saias midi (=tamanho médio ou abaixo do joelho). São super confortáveis e versáteis: com ténis, sapatos ou com botas e combinadas com uma t-shirt mais radical ou com uma camisola de lã quentinha, as possibilidades são infinitas.


Partilhem as vossas favoritas! 


 


1 Comments

My fisherman jacket

Oh, I am so happy... my friends got together for my birthday and decided to offer me a very very nice parka! The coolest part: it doesn't "pretend" to be a fisherman's jacket, it IS a REAL one. The weather started already going crazy here in Hamburg, so I used it already, and can say, it does the job... Absolutely water and wind proof! And kisses to my friends for keeping me dry!

2 Comments

Impossível resistir à nova coleção Canté

Deliciosa... a nova coleção da Cantê é de chorar por mais. Esta marca Portuguesa continua a surpreender com bikinis e fatos-de-banho super originais. Falta-lhes apenas a loja online para os emigrantes poderem comprar :) por enquanto, só a partir do seu showroom na Rua Bartolomeu Dias 134A, em Belém. Aqui alguns dos meus favoritos:

Read More 2 Comments

My Spring Essentials

A Primavera está a chegar, e as montras das lojas enchem-se de roupas leves e coloridas. Hoje partilho convosco os meus essenciais para a nova estação. Quais são os vossos?

Bomber Jacket (Pull&Bear)
Bomber Jacket (Pull&Bear)
Chelsea Boots (coqueterra.com)
Chelsea Boots (coqueterra.com)
High Waist Jeans (Just Female)
High Waist Jeans (Just Female)
Midi Skirt (Zara)
Midi Skirt (Zara)

Read More 0 Comments

Some wishes for Xmas

Uma das lojas que mais gosto e com preços acessíveis é a Pull&Bear. Infelizmente, em Hamburgo não existem tais lojas, de forma que quando quero matar saudades dirijo-me (sem sair do mesmo sítio) à loja online deles. Aqui ficam alguns dos top items! Apenas caso alguém se lembre de me oferecer uma prenda de Natal :)



Read More 5 Comments

MsDockville Festival - feiern feiern!

Nunca eu pensei na minha vida pedalar tanto para festivalar. 4 km, atravessar o rio Elbe, e mais 3 ou 4 depois. Boas notícias: o tempo estava ótimo (pelo menos durante o dia), e deu para aproveitar o passeio. Más notícias... voltar às tantas da manhã já não é tão bonito, se bem que uma brisa a essas horas sabe sempre bem.

Ninguém vai de carro até um festival, nem sequer existe lugar para estacioná-lo. Estacionamento, só mesmo para as bicis.

 

 

Um festival cheio de bandas alternativas... mas ainda ouvi queixosos de que este ano a música era "too commercial" (em cerca de 40 bandas eu conhecia 5 ou 6). WhoMadeWho, Hot Chip, Metronomy, James Blake (de cortar os pulsos).

Ótima surpresa: Future Islands, um tipo com uma voz arrepiante e mutante. Aqui fica uma música... Som no máximo se faz favor. Com certeza ouviremos falar deles mais vezes.

Enjoy.

Read More 0 Comments

O senhor do tudo no sítio certo

Este post é dedicado especialmente para todos aqueles que me acham extremamente ou demasiado organizada.

 

Depois, e mais importante, é dedicado ao artista e comediante, Ursos Wehrli, que é o autor destas imagens. Wehrli é Suiço, e gostava muito de viver num mundo mais racional e organizado.

A sua primeira publicação data de 2003 - Tyding Up Art - onde pega em trabalhos de arte de Chagall, Seraut, ou Paul Klee e os tenta "arrumar". Foi-lhe tão difícil organizar um Pollock, que acabou por colocar de novo as tintas dentro das latas. Em baixo, a sua TedTalk que fala sobre o tema. Hilarious!

 

 

Mais recentemente, Wehrli lança The Art Of Clean Up, onde se foca mais em situações do dia a dia e vários objectos.

 

Read More 0 Comments

Mitos e "desmitos" sobre a vida na Alemanha

Sim, há muitas coisas que se dizem sobre os Alemães e a Alemanha que são verdade... mas também há muitos mitos para derrubar. Vivo aqui à 9 meses e afinal este país não está cheio de pessoas de chinelos e meias, há quem seja bastante (até demasiado) simpático, e existem mais opções de comida que salsichas (que por sinal, não têm nada, mas mesmo nada, a ver com aquilo que nós conhecemos como salsichas Nobre).

 

Os Alemães, mesmo aqui no norte e bem perto da Dinamarca, não são frios e antipáticos, apenas têm muita dificuldade em abrir os seus corações, sim, mas são coloquiais e bastante cuidadosos no trato (na minha opinião pessoal, algo que pode estar relacionado com traumas da sua sociedade passada). Um bom exemplo disto, é a palavra que usam para cumprimentar alguém, o "Olá/Adeus" Alemão, é Tchüß. E quem aqui vive sabe, que é a palavra mais ouvida ao entrar/sair de tudo quanto é loja, supermercado, bar, etc. O mais interessante é que a palavra é bastante "simpática". Soa quase como um cantico que nós, portugueses, poderiamos escrever como txuuuuooosss, e que nos faz rir e responder de volta da mesma forma.

 

Outro mito, é que todos falam Inglês... Antes de para aqui me mudar, todos me diziam: "e falas alemão? ah mas também não vais ter problemas, eles lá falam todos Inglês!". Falso: nem todos falam Inglês. A minha impressão, é que é exactamente como no nosso Portugal... quase toda a gente entende Inglês, mas no que toca a falar, há muitos envergonhados e mal treinados. Logo, não pensem vocês que pedem o pequeno almoço à senhora da padaria em Inglês e ela responde num British perfeito.

 

Também no que toca à burocracia e organização estes senhores são mestres: tudo tem regras e aí de mim que queira ser a "chica-esperta" (que muito frequentemente, acontece e acaba por provocar um misto entre choque e entretenimento aos meus amigos). Mas sim, é verdade, aqui não há filas no centro de emprego, nem na segurança social e a taxa de produtividade é com certeza pelo menos o dobro da nossa em Portugal. São bons naquilo que fazem, e se não o são naturalmente, esforçam-se por aprender depressa e com afinco.

O nosso papel como Portugueses aqui, poderá ser trazer um pouco de descontração e mostrar que por vezes a exceção funciona melhor que a regra.

 

(to be continued...)

 

 

0 Comments

Esplanada na praia

Quem não sente falta da brisa de Verão? Quero muito...

 

I miss Summer Breeze... a lot...

 


2 Comments

Aperta com eles...

... que é como quem diz, com os investidores estrangeiros :)

 

 

0 Comments

O meu primeiro post neste Blog

Todos nós queremos escrever um blog... todos queremos deitar cá para fora a nossa veia poética.

Hoje descobri que não é assim tão fácil quanto parece. Digo-vos porquê:

- passei cerca de 1 hora só a escolher a cor, o template e o detalhe do aspecto do blog. Conclusão: ainda não sei se estou satisfeita, por isso é coisinha para mudar mais umas 500 vezes estas definições

- na altura de colocar um post, assim com alguma espontaneidade, descobri que não sei bem por onde começar... mas também não me apeteceu esperar saber algo de bombástico - tipo uma nova coleção de roupa mega gira, ou um daqueles projectos de arte urbana que toda a gente gosta de ver e comentar, mas que no fundo ninguém percebe bem o que é - por isso, resolvi escrever o que estão a ler: esta minha experiência de rookie a escrever um blog.

Bem, olhando bem, acho que não gosto muito da cor ali do cabeçalho. 

Até logo!

 

 

0 Comments